sábado, 15 de agosto de 2009

O comunicador comunica?

Tendo a comunicação como o intercâmbio de informações entre indivíduos, me pego pensando que muitas vezes ouvi o grande Faustão ser chamado de comunicador. Ai me pego pensando, além do perfil do apresentador, famoso por interromper seus entrevistados, ele está inserido em um meio de comunicação de massa, que (geralmente) não dá palavra aos seus espectadores.
O senhor usado como exemplo é um apresentador (como também é conhecido), funciona como um filtro que direciona as mensagens escolhidas conforme a ótica proposta por seu programa televisivo. O que é apresentado aos "consumidores" de mensagem é filtrado tanto pelo foco dado a apresentação da mensagem quanto na edição do que vai ou não vai para o ar.
E no meio da comunicação social surgem as redes sociais, dando palavra a quem quiser emitir a mensagem que lhe vier a cabeça. O filtro agora está no receptor, quem recebe a mensagem que escolhe de onde receberá a informação. Mas não como o que acontece com o cidadão como controle remoto na mão, o receptor escolhe entre infinitas fontes, como e de que forma recebe a informação e como vai agir com esta, tendo a opção de opinar sobre o que recebe, sendo com o autor ou com outros interessados no assunto.
Esta realidade pode e vai mudar o perfil dos tradicionais comunicadores. (Será?)

Nenhum comentário: