quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

dizáine??

Design.. palavrinha sempre em voga.. moderna.. super na moda!
As vezes me pergunto o que diabos é isto... sei lá se meus pais sabem definir minha profissão.. culpa minha...

As vezes penso que é uma forma de prostituição da arte, acho que em minha cabeça existe um pequeno punk que me diz que design é a arte "a serviço do sistema"... Mas, analise a arte contemporânea: vernisages... pintores desconhecidos vendendo, ou tentando vender, seus trabalhos em feiras. Todos sonhendo em viver de arte, ou seja: capitalizar sua criação. A diferença é que trabalham com peças únicas... geralmente sem pensar em reprodução em massa.. como os artesão na era pré revolução industrial... Claro que com um grande conceito e propostas revolucionárias por trás de cada obra de arte (será?)

Então o que é o tal design? Se consultarmos Wilton Azevedo (o que é design - livro for dummies, mas com conteúdo desconhecido por diversos dizainers) veremos que design nada mais é que criar algo com foco na reprodução em massa. Sim! arte para "o sistema"!! com S maiúsculo! Sim!! Criação para o mercado!! Sim!! É para vender!!!

Voltando aos artistas... o que aquele hippie com um pano preto cheio de pulseirinhas está fazendo na porta do restaurante?
Doando seus trabalhos??

E aquele CD daquela banda descolada? Aquela que tem um discurso "super politizado"... O que está fazendo na banca de lançamentos das lojas Americanas?

Cada dia que passa sou mais convicto de que nada sei...

Um comentário:

Emiliano Gregório disse...

Primeiro!!! Fui o primeiro!!!
Legal Douglão, gostei do texto sobre Dizáine. Revelador, sustante, aguado e ao mesmo tempo frustrante, e digo mais: não sei o que eu quis dizer ai pra trás. Abraço cara!