quinta-feira, 8 de maio de 2008

motivos??

Escrever.
Uma terapia? Uma fixação? Exposição exagerada? Loucura?
Sinceramente ainda não consigo descrever o motivo da existência deste blog, acho que o fato de me comunicar, seja lá com quem for, é o que me leva a “postar” textos...
Um tanto frio, confesso, mas é alo bem interessante saber que em algum momento este agrupamento, as vezes não muito lógico, de sinais gráficos vai entrar na cabeça de alguém e fazer esta pessoa pensar em algo me satisfaz. Certo que pode pensar coisas erradas a respeito do autor, caso não consiga organizar bem as letras, palavras e parágrafos... mas o desafio me agrada.
Pronto! Se chegou a este ponto consegui informar alguma coisa. Não que esta informação vá mudar sua vida, mas a introdução se foi... Agora no argumento proponho um comparativo entre outra forma de comunicar, a tal comunicação visual. Seja ela corporativa ou artística, o visual é mais direto. De cara o receptor da mensagem sabe se gosta ou não do que lhe é informado. Por exemplo o desenho de um rosto.. é só bater o olho e a pessoa sabe se aquilo a agrada. A introdução é o todo.
A partir desta introdução, o receptor começa e estudar o argumento e tentar entender por que aquilo o agradou ou não. Vê o traço, os detalhes, textura, técnica.... enfim chega a conclusão.
Isto tudo em questão de segundos!
Já com o texto.. todo texto é uma mancha sobre um folha.. ou neste caso caracteres sobre uma tela.. mas o caso é que todo texto é igual a primeira vista.. Depende do designer acrescentar elementos para atrair como imagens, estilo de fonte, diagramação... mas pode-se dizer que em alguns casos isto é um tipo de enfeite para pavões. A mensagem escrita predomina. Você pode pegar um mega designer para diagramar uma revista, mas se o escriba não for coerente...
Mas para esta analogia penso no texto cru.. mensagem escrita em sua forma pura...
O visual é direto. sem muitos rodeios.. já para a escrita, precisamos chegar com cuidado.. tentar em um parágrafo mostrar ao receptor da mensagem o que está por vir, incitar... cutucar... chocar... CONQUISTAR. Convencê-lo de que os próximos minutos (ou horas.. dias..) podem trazer algo bom para esta relação comunicativa...
A comunicação escrita se torna mais complicada, pelo menos para mim, pois requer conhecimento de regras que no visual, devido a profissão, eu já consiga fazer sem muito esforço... Não que esta coisa direta do visual seja simples de se executar, que seja a forma mais simples de comunicar. Mas a escrita exige um pouco mais... Talvez por isto eu enrole tanto nos textos.

Agora chegamos a parte da conclusão e posso dizer que ambas as formas de comunicação são difíceis! comecei o texto pensando em falar que a escrita é mais complicada, exige mais.. mas no meio do caminho meus pensamentos foram para a composição artística onde muitos com a ajuda de semiótica e ciências correlatas conseguem “ler” além do que se vê de cara (introdução) e com estes conhecimentos consegue ver o desenrolar da mensagem (argumento) e chegar a mensagem final (conclusão) com uma impressão que pode ser diferente do que se teve a primeira vista. Resumindo: com o conhecimento de regras a leitura visual é tão complexa quanto a escrita... Agora você, caro receptor, pode pensar que a escrita se tornou mais direta. “É ler e pronto!”. Mas... passamos anos sentados em carteiras desconfortáveis engolindo regras de comunicação para entendermos a tal escrita.
As respostas para as dúvidas iníciais? Por que escrevo?? Fiquei ainda mais confuso! Acho que escrevo aqui para tentar aprender. E você, por que leu?
Douglas Dias (sem bibliografia de apoio... aceito sugestões)

Nenhum comentário: